Como Lavar Lingerie – 5 Cuidados Básicos Que Você Deve Ter

Descubra de uma vez por todas quais são as melhores dicas para lavar roupa íntima e assim garantir a limpeza adequada e uma maior durabilidade das peças!

Há uma maneira correta de como lavar lingerie? Posso por na máquina com outras peças? Devo usar sabão antibacteriano para lavar roupa íntima?

Essas são dúvidas comuns na vida da mulherada que se preocupa com sua saúde íntima, afinal estamos falando de peças que necessitam de bons cuidados, não é mesmo?

Contudo, muitas pessoas ainda lavam suas calcinhas no banho ou pior ainda, deixando-as secas em locais fechadas e úmidos, como os box de banheiro…

Esses são problemas que devem ser eliminados da sua rotina hoje mesmo, considerando que peças íntimas higienizadas incorretamente podem causar alergias na pele, infecções na região íntima, entre outros males. 

Além disso, não é somente de saúde que estamos nos referindo (embora seja o mais importante, mas também da durabilidade das peças, como o desbotamento da cor, aspecto de velho, enfim. 

Então, se você quer aprender como cuidar das suas lingeries da melhor forma possível, a hora é agora! Confira 5 dicas de ouro de higienização e conservação! 

  • ATENTE-SE AS RECOMENDAÇÕES DA ETIQUETA
C:\Users\Monise\Documents\WORKANA\2020\Mês 05\Leonardo\art 2.1.jpg

Pásmem, roupas íntimas têm etiqueta… Sim, essa é uma informação que surpreende muita gente, visto que muitas mulheres nunca repararam nesse detalhe.

Mas, o fato é que se você quer saber quais são as dicas para lavar roupa íntima,  entenda que o primeiro passo é cuidar a etiqueta da peça.

As informações presentes ali não estão por mero acaso e por isso você deve respeitá-las, considerando o tipo do tecido, a cor e até mesmo o modelo.

  • LAVE AS PEÇAS SEPARADAMENTE
C:\Users\Monise\Documents\WORKANA\2020\Mês 05\Leonardo\art 2.2.jpg

O ideal é aprender como lavar roupa íntima na mão e com detergente de pH neutro, pois a alta pressão da máquina de lavar pode vir a danificar o tecido delicado da sua lingerie, especialmente se for de renda.

Esse cuidado é ainda mais importante no caso de como lavar sutiã (lavar após 3 usos), considerando que você pode criar vincos na peça, rugas no bojo, além de correr o risco de arrancar o arco.

Uma boa nesse sentido é utilizar um protetor para lavar sutiã de bojo na máquina, por exemplo, pois diminui o desgaste da peça, ainda que não seja o mais indicado.

Entretanto, se a sua rotina é complicada e busca mais praticidade, você pode lavar roupa íntima na máquina mesmo, desde que não misture essas peças com as demais, principalmente meias e cuecas. 

Isso evitará que uma peça venha a contaminar a outra, como no caso de bactérias.

  • JAMAIS LAVE A SECO

Exitem produtos específicos para a higienização adequada de peças mais delicadas e que demandam de um cuidado especial e com certeza a água é importantíssima nesse processo.

Sendo assim, não cometa o erro de lavar suas roupas íntimas com produtos a seco, exceto se essa for uma recomendação da etiqueta.

  • SEMPRE UTILIZE ÁGUA FRIA

O recomendado para a maioria dos tecidos de lingerie é que a lavagem seja feita com água fria, uma vez que a temperatura elevada prejudica tanto a sua saúde quanto a qualidade da peça. 

O motivo é que a água quente (acima de 40°C) danifica as fibras elásticas da peça, o que consequentemente deixa o tecido “languanhentas”, isto é, esgaça a lingerie.

Além do mais, a água muito quente (como a temperatura da água do banho) aumenta os riscos com a formação de fungos e isso é justamente o que devemos evitar. 

  • NÃO DEIXE AS PEÇAS DE MOLHO POR MUITO TEMPO

Independentemente de você lavar roupa íntima na máquina ou na mão, um cuidado que sempre deve ter é não deixar as peças de molho por mais de 30 minutos. 

Isso por que a maioria das lingeries possuem corantes em sua composição, que quando imersos em água por muito tempo podem vir a se dissipar na água e assim manchar outras peças. 

Outra dica importante sobre deixar de molho é que algumas peças possuem acessórios, como alças com metais, pingentes, enfim.

Deixar muito tempo na água com produtos de limpeza além de escurecer o acessório ainda poderá manchar a lingerie. Então, evite! 

Gostou das nossas dicas para lavar roupa íntima? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto?

Deixe um comentário abaixo e vamos conversar mais sobre e até mesmo trocar experiência, para que mais mulheres possam desfrutar de uma peça bem higienizada e conservada!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp